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Mak Painéis conquista ISO 9001 13 NOV 2016

A Mak Painéis Elétricos conquistou no último 28 de agosto um novo padrão em sua recente história, com a implementação da norma ISO9001.

Mas, o que é a ISSO 9001?
A ISO 9001 é uma norma internacional que fornece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das organizações. Faz parte de uma série de normas publicadas pela ISO (International Organisation for Standardisation – Organização Internacional de Normalização), geralmente chamada no coletivo de “série ISO 9000”

Escopo:
“Comercialização, desenvolvimento, fabricação e Assistência Técnica de Painéis Elétricos de Baixa e Média Tensão, Quadros de Distribuição, CCM-Centro de Controle de Motores, Banco de Capacitores, Painéis de Comando, Cabines de Barramentos e Barramentos Elétricos.”

Implantação de Política da Qualidade:

Quais seus objetivos?
O objetivo da ISO 9001 é fornecer um conjunto de requisitos visando:

  • Atender às necessidades e expectativas de seus clientes; e
  • Estabelecer a conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis.

Nos dias de hoje, em que a competição e as exigências são cada vez maiores, adquire cada vez mais importância a preocupação das empresas com a satisfação de seus clientes, a melhoria contínua de seus processos e produtos e, por consequência, a obtenção de melhores resultados.

Esses são desafios a serem vencidos diariamente pelas organizações, que precisam fabricar e fornecer qualidade e ser produtivas e proativas. Isso está cada vez mais evidente diante das exigências do mercado e das necessidades das próprias organizações em gerar rentabilidade.

A Implantação e Certificação
Várias são as vantagens de se implementar um sistema da gestão de qualidade baseado nas normas ISO 9001. Entre elas podemos destacar:

  • Aumento da credibilidade da empresa frente ao mercado consumidor.
  • Aumentar a competitividade do produto ou serviço no mercado.
  • Evitar e prevenir a ocorrência de deficiências.
  • Evitar riscos comerciais, tais como: reivindicações de garantia e responsabilidades pelo produto

Os Benefícios da ISO 9001
Alguns dos benefícios trazidos para uma empresa certificada com relação às normas da série ISO 9000 são:

  • Abertura de novos mercados.
  • Maior conformidade e atendimento às exigências dos clientes.
  • Menores custos de avaliação e controle.
  • Melhor uso de recursos existentes.
  • Aumento da lucratividade.
  • Maior integração entre os setores da empresa.
  • Melhores condições para acompanhar e controlar os processos.
  • Diminuição dos custos de remanufatura.

Essa norma orienta a empresa a trabalhar focada na satisfação de seus clientes, na melhoria contínua e no gerenciamento por processo. A abordagem por processo permite à organização gerenciá-los e aprimorá-los, principalmente por meio do monitoramento de seus objetivos e indicadores, os quais, por sua vez, dão subsídio à alta direção e às lideranças para a tomada de decisões e para a definição de ações de correção, prevenção e melhoria.

Benefícios da ISO 9001 em termos gerais
Uma equipe motivada e focada.
A Mak Painéis ao implementar a ISO 9001, busca mostrar ao colaborador que pensa no futuro, que não quer ficar estagnada no mercado, e acredita que melhorias devem ser realizadas e sugeridas continuamente. Assim, o colaborador sente-se motivado a trabalhar melhor, rever conceitos, e abraçar as mudanças que a certificação acarreta.
Ter profissionais focados e comprometidos é um diferencial considerável. Uma equipe motivada passa a alegria que está sentindo para os que estão ao redor. Aos fornecedores, e principalmente clientes, são bem tratados, novas sugestões são feitas e colocadas em prática com maior interesse.
Além disso, o funcionário irá entender melhor os processos internos do lugar onde trabalha, e compreenderá que faz parte do processo, sendo inclusive, uma das peças fundamentais para o sucesso ou fracasso do mesmo.

A satisfação do cliente como foco principal da Mak Painéis
Esse é um dos principais benefícios da ISO 9001. Através de um longo período de preparação, buscamos conhecer profundamente nossos clientes, o que o motiva, quais são seus valores, suas expectativas, suas opiniões, entre outros.
De posse dessas informações conseguimos entender o sentimento do nosso cliente para buscar a sua satisfação e para começar a entender como criar valor para eles. Com a ISO 9001, fomos capazes de monitorar os 05 elementos básicos necessários para se criar valor para o cliente: qualidade, relacionamento, desempenho, preço e benefícios, e ainda terá critérios objetivos para monitorar a sua satisfação.

Além da economia gerada pela ausência de retrabalho e desperdício, novos investimentos puderem ser feitos no desenvolvimento de novos produtos, em treinamento de pessoal e na reforma em nossas instalações. Clientes, mesmo que inconscientemente, percebem essas melhorias. E ter a imagem da empresa em alta na cabeça de todos é um excelente negócio.

A Mak Painéis se preocupou em implementar a certificação ISO 9001 a fim de trazer uma imagem que reflete a melhoria na gestão da qualidade. Mostrando que a empresa se preocupa com a forma como é vista pelos clientes, que deseja melhorar continuamente e está aberta a novas oportunidades e parcerias.

Benefícios da ISO 9001 para as áreas de negócios:
Ao aplicar os requisitos normativos na tomada de decisões do cotidiano da organização, a Mak Painéis visa obter sucesso na melhoria contínua da qualidade:
1- Maior Organização Interna: as informações passam a fluir de um setor para outro ordenadamente. Os problemas que travam a organização passam a ser identificados, tratados e até mesmo eliminados.
2- Melhor Desempenho do Negócio: ajuda os gestores a elevar o desempenho da organização, tanto internamente como perante os concorrentes. As atividades chave da organização passam a ser monitoradas e os resultados aparecem em curto, médio e longo prazo.
3- Melhor Desempenho Comercial: a certificação ISO 9001 alavanca a reputação da marca, pois demonstra que a organização é comprometida com padrões internacionais reconhecidos e com a melhoria contínua.
4- Economia e Redução do Desperdício: com o gerenciamento de materiais, a eficácia da produção pode ser destacada, trazendo benefícios financeiros. Com o controle das não conformidades a organização reduz o retrabalho.
5- Aumenta a Satisfação dos Clientes: a norma ISO 9001 tem um requisito destinado à satisfação do cliente, assegurando que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas. Com isso a organização melhora o desempenho perante os clientes.
6- Maior Controle do Negócio pela Direção e Acionistas: a norma propõe que a organização se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Isso permite que a alta direção tenha uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem atingidas.

Frases:
“A única – única – razão de ser de um negócio é criar, conquistar e preservar clientes; todo mais é decorrência”. (Peter Drucker)
“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado” (William Edwards Deming)
“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz“. (Ayrton Senna)
“Não basta ter clientes meramente satisfeitos, pois um cliente satisfeito pode mudar de opinião… É preciso INOVAR, prever as necessidades do cliente oferecendo-lhe cada vez mais”. (W. Edwards Deming.)
“Seus clientes menos satisfeitos são sua maior fonte de aprendizado”. (Bill Gates)
“Para assegurar a sobrevivência em longo prazo, a qualidade dos produtos de uma empresa deve ser baseada nos ditames do mercado. O ponto de partida deve ser as exigências e expectativas do cliente”. (Claus Moller)
“Para uma empresa dar certo é preciso que ela tenha foco. Foco no cliente”. (Maurício Botelho)
“Qualidade é atender as necessidades, expectativas e desejos do cliente. Em outras palavras, a satisfação do cliente e a qualidade são tão intimamente ligadas que chegam a ser a mesma coisa”. (John Hudiburg)
“Qualidade é entender, aceitar, atender e exceder as necessidades, os desejos e as expectativas do cliente, continuamente”. (Steven Hronec)
“Qualidade e preço justo são coisas básicas e esperadas pelo cliente. A partir daí, o grande diferencial será o relacionamento que você irá estabelecer com ele”. (Valsoir Tronchin)
“Qualidade nunca é um acidente; é resultado de uma intenção firme, de um esforço sincero, de direção inteligente e da execução caprichada”. (Dr. Faissol)
“Se o cliente reclama, sorte sua. É uma chance para você descobrir qual é o problema dele. E resolvê-lo”. (Luiza Helena, do Magazine Luiza)
“Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos.” (Warren Bennis)
“Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos.” (Michael Jordan)
“Toda empresa precisa ter gente que erra, que não tem medo de errar e que aprende com o erro.” (Bill Gates)

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