BLOG

Normas técnicas 02 MAI 2015

NBR-IEC 60439-1
Conjuntos de manobra e controle de baixa tensão

Parte 1:
Conjuntos com ensaio de tipo totalmente testados (TTA) e conjuntos com ensaio de tipo parcialmente testados (PTTA)

Objetivo:
Esta Norma aplica-se aos CONJUNTOS de manobra e controle de baixa tensão (TTA e PTTA), em que a tensão nominal não exceda 1000 VCA, a freqüências que não excedam 1 000 Hz, ou 1 500 VCC.

ABNT NBR IEC 60439-3
Conjuntos de manobra e controle de baixa tensão

Parte 3:
Requisitos particulares para montagem de acessórios de baixa tensão destinados a instalação em locais acessíveis a pessoas não qualificadas durante sua utilização - Quadros de distribuição

Objetivo:
Esta Norma fornece requisitos adicionais para quadros de distribuição (QD), seus invólucros, com ensaio de tipo totalmente testados (TTA) fixos, contendo dispositivos de proteção e que são destinados a serem utilizados para uso interno, para uso em aplicações domésticas ou em outros locais onde pessoas não qualificadas têm acesso à sua utilização.

NBR-IEC 62271-200
Conjuntos de manobra e controle de alta tensão

Parte 200:
Conjunto de manobra e controle de alta-tensão em invólucro metálico para tensões acima de 1 kV até e inclusive 52 kV

Objetivo:
Esta parte da ABNT NBR IEC 62271 especifica requisitos para o conjunto de manobra e controle de invólucro metálico para corrente alternada, montado em fábrica, para tensões nominais acima de 1 kV até e inclusive 52 kV, para instalação abrigada e ao tempo, para frequências de serviço até 60 Hz, inclusive.

NBR 5410
Instalações elétricas de baixa tensão

Objetivo:
Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.

NR-10
Instalações e Serviços em Eletricidade

Objetivo:
Esta Norma Regulamentadora - NR fixa as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execução, operação, manutenção, reforma e ampliação e, ainda, a segurança de usuários e terceiros.

NBR-IEC 60529
Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos

Objetivo:
Esta norma estabelece definições para os graus de proteção providos para os invólucros dos equipamentos elétricos.

Comente!